(0xx15) 3289.1117 / 3289.1351 / 9 8114.1424 c/ Neto

ibiúna e região

Veja como é lindo a região de Ibiúna/são roque e piedade

A Estância Turística de Ibiúna é uma cidade reconhecida pela suas belezas naturais. Localizada nas encostas da serra do Paranapiacaba, tem um clima de montanha, com muitas cachoeiras e conta com o Parque Estadual do Jurupará, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país, localizado entre os municípios de Ibiúna e Piedade.


cachoeira-da-fumaca-em-ibiunaA Cachoeira da Fumaça está localizada dentro do Parque Estadual do Jurupará.
As duas quedas ficam próximas da margem da represa, a primeira fica a próximos 700 metros, e a segunda mais uns 500 metros. Mas para quem gosta de uma aventura, pode-se explorar as trilhas e subir margeando o Rio do Peixe, que forma as quedas.
Se você quer conhecer a cachoeira, o acesso é fácil, mais ou menos 15 km de estrada de terra em ótimo estado de conservação, e o acesso poderá ser feito de barco ou por trilha.
Para visitar entrar no parque é necessário obter prévia autorização.


mirante-da-figueira-em-ibiunaMirante da Figueira
Distante 4 km do centro da cidade, possui 19.500 m² de área e uma altitude de aproximadamente 1.050 m, proporcionando, além de uma vista panorâmica de toda região, a contemplação de vários pontos da cidade. Chega-se ao Mirante seguindo pela estrada do Campo Verde.

.

 


gruta-sao-sebastiao-em-ibiunaCapela e Gruta de São Sebastião
Localizada a 28 Km do centro da cidade é um local de beleza rara. A gruta fica a 1 Km de descida da Capela e cercada por outras grutas que são conhecidas como casas de pedras, algumas com capacidade para 300 pessoas. É um dos poucos locais em que podemos observar a Mata Atlântica intocada com pedras de até 7 metros de altura e muitas cachoeiras. Como chegar: Pegue a Avenida São Sebastião e siga a esquerda pela estrada do Murundu no km 16 siga a sinalização , são mais 12 Km até a Capela.

 


prainha-escritorio-em-ibiunaPrainha do Escritório
A apenas 8 Km do centro da Estancia Turística de Ibiúna , recebe até 4.000 pessoas nos finais de semana durante o verão. Como chegar: Pegue a estrada da Cachoeira , que começa na Av. Marginal ao lado da Rodoviária.

.

 


represa-itupararanga-ibiunaRepresa Itupararanga
Antes da construção da Barragem, era uma notável queda d’água que devido sua altura provocava um barulho fantástico que podia ser ouvido à distância. Formada pela junção dos rios Sorocamirim e Sorocabuçú, possui uma extensão aproximada de 40 km. Em suas margens encontramos diversos pontos onde há formação de prainhas.

.

 


prainha-ibiunaPrainha de Piratuba
Localizada a 24 Km do centro da cidade, possui 2 km de extensão e é propícia a prática de esporte aquáticos. Como chegar: Pegue a estrada para Piedade e entre a direita na estrada de acesso ao bairro dos Cocais.

.

 


barragem-represa-ibiunaBarragem da Represa
Conhecida como paredão da Light, foi constituída em 1913 pela São Paulo Light – Empresa de Eletricidade, hoje é Propriedade da CBA – Cia Brasileira de Alumínio. Chega-se ao local pelo KM 86 da Rodovia Bunjiro Nakao.

.

 


cachoeira-vargem-do-salto-ibiunaCachoeira Vargem do Salto
Localizada a 16 Km do centro da cidade. É formada por várias quedas sendo que a principal possui mais de 35 metros. É bastante freqüentada no verão por pessoas que vão se banhar em suas águas. Embora a cachoeira seja de propriedade particular o seu acesso é livre ao público. Como chegar: Acesso pela estrada da Vargem do Salto.

.


feira-artesanato-ibiunaFeira de Artesanato de Ibiúna
Todos os sábados, das 9h às 16h, ocorre a Feira de Artesanato de Ibiúna na Praça do Fórum, com a exposição de variadas peças, em madeira, tecido, bordados entre muitas outras.

.

 


templo_budistaTemplo Budista Jodoshu Nippakuji de Ibiúna
O Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Ibiúna, é o terceiro templo da Escola Budista Jodoshu (Escola da Terra Pura) e foi fundado pelo Bispo Yomei Sasaki em 1998. O Templo Nippakuji de Ibiúna está em local com a altitude é de 1100 metros e clima ideal para estudos, orações, meditação.

.


seicho-no-ie-ibiunaAcademina de Treinamento Espiritual de Ibiúna – Seicho-No-Ie – Ibiúna
Nos mais de 40 eventos anuais, ela recebe acima de 40 mil pessoas em suas amplas dependências. São quatro salões, e o maior deles tem capacidade para mais de 1000 participantes e estacionamentos para 1.000 automóveis e 300 ônibus, lanchonete, livraria e muito verde.

.


 


Centro Cultural de Ibiúna
O Centro Cultural teve seu inicio em 1948, logo após o término da segunda guerra mundial , com base no pensionato estudantil e na Associação de Pais e mestres.
Na Assembléia extraordinária da Associação de Pais e Mestres, realizada em 17 de junho de 1956, a fim de desenvolver e ampliar as atividades desta entidade até então restringida ao pensionato estudantil de Ibiúna, foi decidido fundar o Centro Cultural de Ibiúna.
O C.C.I., também conhecido como “Pensionato” é uma associação mantida pela colônia japonesa, dotada de uma infra estrutura bastante diversificada, com salas de aula para o aprendizado da língua japonesa, salão de festas com capacidade para 1000 pessoas, campo de baseball, pista de atletismo, além de duas quadras poliesportivas e Campo para a prática do Mallet-Golf assim como quadra para a prática do Gate-ball.
Entre as tradicionais festas promovidas pela colônia , destacam-se o , Jantar Oriental em março, Festa Yakisoba em abril, Noite Sukiyaki e festa junina em junho , undokai (Gincana Poliesportiva) em julho, Noite dos Tambores Japoneses (Yakisoba e tempura) em agosto, Feijoada em outubro.

centro-cultural-de-ibiuna

 


Passeio de Escuna
Um dos principais e mais bonitos passeios por Ibiúna é a Escuna “Txai” do Comandante Ronaldo Condesso.
O barco faz um itinerário fantástico, que revela belezas paradisíacas até então desconhecidas pela maioria dos ibiunenses e visitantes.
Em 3 anos de funcionamento, o passeio já é considerado uma das melhores e mais cogitadas atrações turísticas da região.
A embarcação tem capacidade para até 40 pessoas e oferece total segurança aos passageiros.
O roteiro completo inclui navegação pelas margens da represa, passando por Ibiúna, Alumínio, Mairinque e Votorantim, além dos principais condomínios de luxo, como Veleiros, Porto, Mirinhaçu e outros.
O barco, com capacidade para até quarenta passageiros, é seguro e tem salva-vidas para todos. Possui banheiro, som ambiente e gerador próprio. Além disso, são servidos deliciosos bolinhos de bacalhau, champanhe e outras delícias a bordo.

passeio-escuna-ibiuna

 


Monumento aos Estudantes da Une 1968
O memorial fica localizado na “Praça da Matriz” de Ibiúna e consiste em dois painéis – com as fotos dos 23 estudantes mortos durante a ditadura e outro com a lista dos 720 presos durante o congresso de 1968. Dentre os relacionados estão alguns nomes importantes, como Jean Marc Von der Weid, Wladimir Palmeira, Franklin Martins e José Dirceu.
Sobre o 30º Congresso da UNE
No dia 12 de outubro de 1968, em um sítio em Ibiúna, interior de São Paulo, 720 estudantes foram presos pela Força Pública Estadual por realizarem o 30º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que, desde o início do regime militar, encontrava-se na ilegalidade. Na ocasião, todos esses estudantes foram levados para o prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops) – onde atualmente funciona o Memorial da Resistência. Eles foram indiciados, processados, expulsos de suas faculdades e submetidos a torturas – deles, 23 passaram a compor a lista dos mortos durante o regime militar.

estudantes-une-1968


Capela do Bom Jesus
Constituída por João Silvestre, natural da cidade Italiana de Turim, foi inaugurada em 29 de Agosto de 1928. Os recursos para a obra foram doados e também arrecadados pelo Senhor Feliciano Habib, sendo o terreno oferecido por Raimundo Aldino Carmelo (Sinhô da Ponte) e sua esposa Anafalda Raimundina Carmelo. As árvores que ocupam a praça em torno da Capela foram trazidas pela colônia japonesa, radicada em Ibiúna no ano de 1932. Oferece uma vista privilegiada da cidade.

capela-bom-jesus


.

No comments.

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram